quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Um Pequeno Conto de Natal


NARRADORA - Esta história passa-se em um lugar qualquer, poderia até ser passada mesmo aqui; no Morro da Mesa. Seus personagens poderiam ser identificados em qualquer um de nós, mas, vamos deixar a história acontecer em nossos corações. É manhã …é Natal…(A narradora sai de cena e entram Maria e Francisco,que traz na mão um pequeno cofre.)
MARIA – Francisco deixe esse cofre um pouco. Estou preocupada com seu pai, ontem ao sair disse que voltaria e até agora nada.
FRANCISCO – Calma mãe!O pai foi ver se arruma dinheiro para comprar os presentes para nós, deve estar chegando. (Francisco e Maria saem de cena, entra à narradora.)
NARRADORA – Pobre Francisco, mal sabe que seu pai está prestes a chegar sem ter conseguido nada. (A narradora sai de cena, entra o pai e Francisco)
JOSÉ - Pois é, sei que você entende, mas e os outros, o que dirão?(O pai sai de cena, Francisco senta, pega o cofre e põe-se a pensar).
FRANCISCO – Juntei esse dinheiro com o maior sacrifício, trabalhei duro pra comprar uma bicicleta, mas e os outros?Não poderão também serem felizes?(Entram as outras crianças.).
PEDRINHO – Chico!Será que o Papai Noel vai trazer presentes para todos nós?
FRANCISCO – Não sei… Não sei… (Todos saem de cena e entra à narradora.).
NARRADORA – Nunca houve uma Natal tão pobre para Jose e sua família, José não conseguira nada, bem que tentara, não há mais nada a fazer, só um milagre o salvará. Francisco bem que gostaria de fazer uma surpresa a seu pai, mas e a bicicleta?Seu sonho de cada dia?De cada momento?Desde que viu a bicicleta, jurara que a teria e desde então vinha lutando para consegui-la e agora tinha condições de comprá-la, estava com o coração dividido. E José então, que a todo Natal se veste de Papai Noel para agradar as crianças, as suas e as do vizinho que não saem de sua casa. O que fazer?È noite… É Natal…. (A narradora sai de cena,entra José vestido de Papai Noel está triste ,deixa o saco vazio num canto e sai de cena.Entra Francisco com um punhado de pacotes na mão e os põe sorrateiramente no saco e põe-se a pensar.)
FRANCISCO – Papai vai ter uma surpresa e tanto. (Pega o cofre que já está vazio e coloca umas pedrinhas dentro, logo após sai de cena. José entra a seguir e ao pegar o saco leva um susto.)
JOSÉ – Meu Deus de onde vieram estes pacotes?(Vê o cofre sobre a mesa, o pega balança-o e ouve o tilintar das pedrinhas como se fossem moedas. José sai de cena, entram logo a seguir todos os outros, menos Papai Noel e a narradora.).
PEDRINHO – Será que o Papai Noel vai vir hoje?Chico?…(Francisco não tem tempo de responder, Papai Noel entra na sala com o saco ás costas e dirige-se ao publico.).
JOSÉ – Só pode ser um milagre!Há presentes para todos, não sei como aconteceu, mas os tenho. (José começa a distribuir os presentes, todos permanecem em cena. Entra à narradora.)
NARRADORA – A bondade de uma criança fez dessa data notável, um Natal feliz para outras pessoas, mesmo que isto lhe tenha custado um sonho.È o espírito Cristão espalhando sua magia, que deveria estar presente em nossos corações a todo momento.(Neste momento entra em cena o padrinho de Francisco.)
PADRINHO- Há Francisco pensou que eu não viria ?Pois é, aqui estou. Vá lá fora que tem uma surpresa para você.(Enquanto ocorrem as felicitações natalinas ,Francisco sai e logo após volta contente com sua bicicleta.
Marcondes Filho

5 comentários:

  1. Só uma palavra a dizer: GENIAL!
    Muito boa a Postagem, e o Blog é muito legal, Parabéns, comentei :) e acompanhando aqui ... se puder retribuir comentando e me seguindo, eu retribuo da mesma maneira, abraços.
    Blog muito legal, parabéns

    http://musilitica.blogspot.com

    Afim de Parcerias, troca de banner e link.Recrutando membros para a equipe do Musilítica, se estiver
    interessado add no msn milsonobscuro@hotmail.com
    Me sigam, comentem e eu irei retribuir com a força de todos, conto com a força galera.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tem uma surpresa pra ti no meu blog.
    Espero que goste.

    ResponderExcluir
  3. Lindo! Lindo! Lindo!!!
    Adorei! Ótimo para apresentação de final de amo. Vou indicar a uma amiga professora.
    Amiga, não encontrei o selo que vc me presenteou, vc me ajuda? Beijooos queridona!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Kátia.
    É só você copiar a imagem do selo no meu blog mesmo.
    Bom final de semana para você.

    ResponderExcluir
  5. Olá Daiane!
    Claro que gostei .Obrigado pela surpresa.
    Bom final de semana para você.

    ResponderExcluir