domingo, 6 de maio de 2012

Palavras do meu Sertão




Palavras com cheiro de terra
Que vem de minh’alma
São pra se escutar na voz deste poeta.
Falam de um sertão tão puro,
 Tão belo, de onde acabei de chegar.
Posso dizer-te  amigo,
 Você vai “viajar”
Por meus caminhos ouvindo
O cantarolar de minha alegria
 Escute:
Falo de cascatas
De relva macia
De sereno nas pétalas
De rosas silvestres
E do canto dos sabiás.
Falo das veredas do sertanejo
Onde ele caminha a tardinha
Pra ir encontrar seu amor ao luar
Deste meu céu sertanejo.  

Se tiver atenção em cada curva da estrada
Vai ver um caboclo passando
Rumo a um povoado
Ou uma casa de morada
De moça prendada
Aquela de flor do cabelo
Que fica na janela
Esperando o seu amor chegar.  

 Respire o ar da natureza,  
Despertada a todo amanhecer
Pelos cantos nos araçás
Avisando bem cedinho
Que o amanhecer esta pra chegar

Nos jatobás
Nos mangueirais
De um velho pomar
Que tem cheiro de tudo quanto é fruta
Que se resolveu plantar um dia
Ou que nasceu por ali algumas outras
 Apenas para nascer silvestres
Com sementes deixadas ao gorjear
E hoje mesmo envelhecido
E ainda assim, persiste doando frutos
Se deixando cheirar cheiro de gravatá
Ou mesmo o ouvir dos pássaros.  
Que acompanham o despertar do meu Sertão
São terras benditas
Pra se admirar  
E não rabiscar
Como se rabisca pra macular um sonho
Feito desenho na inocência de um menino.  
Olhe ao redor
É a inocência de Deus  
Que resolveu desenhar
As belezas deste lugar.   

Vem passear
Traga sua Maria
Traga seus filhos
Pois nesta terra abençoada
Tem sempre braços abertos a esperar;   
No meu rincão é assim mesmo
A própria terra é anfitriã
E esta sempre pronta  
Pra receber
Com os braços abertos
Deste povo com cheiro da terra
Deste meu Sertão!

No meu sertão
Tem praias de areias morenas
  Tem cascatas de águas mansas
Tem trilhas que partem das encostas
Que nos levam até o céu
Mas não vá se perder andando ao léu
Parecem caminhos comuns no caminhar
Parecem até iguais
Mas se cuide, então?
São mais de caminhos mil
Que só o homem da terra conhece
Como a palma da mão!

O sertão parece ser simples
Mas requer de cuidados
                                                                                                                              Para se conhecer,  
Pra se gostar,  
Pra se admirar
Nunca lhe tire nada
Mas também nunca lhe deixe
E nem lhe mude as feições
O Sertão foi feito
Pra ser o que é!
Do cume, pode se ver
O poderoso horizonte
                        Com  todos os encantos do meu rincão.
São imagens que ficarão gravadas
Para sempre do meu Sertão!  

Marcondes Filho

Um comentário: